Convidados
Carlos Almeida
Centro de História da Universidade de Lisboa
Carlos Almeida é investigador do Centro de História da Universidade de Lisboa. Mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa pela FCSH-UNL e Doutor em Antropologia - ramo Etnologia pela mesma Universidade. Trabalha sobre temas relacionados coma história da Africa centrale a formação do discurso etnográfico nos textos europeus do período moderno.
Luís Urbano Afonso
ARTIS-Instituto de História da Arte
Luís Urbano Afonso é docente da Universidade de Lisboa desde 1997, onde leciona e investiga temas de Arte Medieval, Iconografia/Iconologia, Estudos de Pintura, Mercados da Arte e Produção Artística em Contextos Ultramarinos
Rogéria Cristina Alves
Universidade Federal de Minas Gerais
Possui experiência no ensino de história, em diferentes níveis. É servidora na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, onde é analista educacional (2013 - Atual). Atualmente pesquisa a circulação dos marfins africanos no mundo Português e integra o projeto de pesquisa “A circulação de marfim entre Portugal, Guiné, Angola e Minas (1700-1800)”.
Luís Frederico Antunes
Universidade de Lisboa – Centro de História
Doutor em História (Especialidade em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa) pela FCSH/UNL, em 2001, coma dissertação “O Bazar e a Fortaleza em Moçambique. A comunidade baneane do Guzerate e a transformação do comércio afro-asiático (1686-1810)”. Professor convidado da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2013). Autor e editor de livros e artigos sobre a história da expansão portuguesa (sécs. XVIII. Índia, África Oriental e Brasil); as comunidades mercantis na Índia e na costa oriental africana; as relações económicas e o diálogo intercultural entre o Índico e outros espaços do Império Português, em particular, com o Brasil, durante o Antigo Regime.
Isis de Melo Molinari Antunes
Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto de Ciências da Arte (ICA), Faculdade de Artes Visuais (FAV)
Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Artes da Escola de Belas Artes - Universidade Federal de Minas Gerais (Linha de pesquisa Preservação do Patrimônio Cultural, Escola de Belas Artes) sob orientação da Prof.ª Drª Maria Regina Emery Quites e coorientação da Profª Drª Yacy-Ara Froner; Mestrado em Artes, Universidade Federal do Pará (UFPA), 2011; Graduação em Design -Projeto de Produtos, Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM), 2009, Especialização em Semiótica e Artes Visuais, UFPA, 2004; Licenciatura em Educação Artística, Faculdade de Belas Artes de São Paulo, 1987. Pesquisadora do projeto “Marfins Africanos no Mundo Atlântico: uma reavaliação dos marfins luso- africanos” do Centro de História da Universidade de Lisboa conveniado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Departamento de História e Escola de Belas Artes.
Renata Romualdo Diório
FAFICH – Universidade Federal de Minas Gerais
Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2013), Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (2007) e graduada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003). Atualmente desenvolve estágio pós- doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisa sobre a produção e circulação de marfins luso-africanos em Minas Gerais no período colonial. Tem experiência na área de História do Brasil Colônia, História do Brasil Império, História Atlântica, Paleografia, Prática em Arquivos, pesquisando, entre outros temas: Minas Gerais, História da Escravidão, liberdade, relações de poder e justiça colonial e imperial.
João Cura D’Ars de Figueiredo Junior
Dr. em Ciências – Química Inorgânica
Departamento de Artes Plásticas – Escola de Belas Artes - UFMG
"O acervo em marfim luso-afro-orientalno Brasil: pesquisa introdutória nos acervos de Minas Gerais"
Luiz Antônio Cruz Souza
Dr. em Ciências – Química, e-mail: luiz.ac.souza@gmail.com
Cientista da Conservação, Coordenador do LACICOR - Laboratório de Ciência da Conservação - CECOR - Escola de Belas Artes - UFMG
"O acervo em marfim luso-afro-orientalno Brasil: pesquisa introdutória nos acervos de Minas Gerais"
Amanda Luzia da Silva
MSc. em Ciências e Técnicas Nucleares
LAPA - Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG
"O acervo em marfim luso-afro-orientalno Brasil: pesquisa introdutória nos acervos de Minas Gerais"
Yacy-Ara Froner
Escola de Belas Artes – Universidade Federal de Minas Gerais
Pesquisadora do convênio “Marfins Africanos no Mundo Atlântico” (UFMG/UL) e coordenadora do projeto “O acervo em marfim luso-afro-oriental no Brasil: pesquisa introdutória nos acervos de MG” (FAPEMIG), junto ao Grupo de Pesquisa ARCHE.
René Lommez Gomes
ECI – Universidade Federal de Minas Gerais
Professor do curso de Museologia da UFMG. Coordenador do projeto “Rotas do marfim africano: circulação, comércio e colecionismo de presas de elefante na África, no Brasil e no norte da Europa”, desenvolvido pelo Rariorum – Núcleo de Pesquisa em História das Coleções e dos Museus (UFMG) e financiado pela PRPq/UFMG; FAPEMIG. Pesquisador do projeto “African Ivories Atlantic World: a reassessment of Luso-African ivories” (PTDC/EPHPAT/1810/2014), financiado através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (FCT).
André Onofre Limírio Chaves
ECI – Universidade Federal de Minas Gerais
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História pela UFMG e bolsista CAPES, desenvolve o projeto “Dignos de admiração dos amigos das antiguidades – Os fenômenos da egiptomania e egiptologia na formação das primeiras coleções egípcias brasileiras”. É pesquisador do projeto “A produção, circulação e utilização de marfins africanos no espaço atlântico entre os séculos XV e XIX” e do Rariorum – Núcleo de Pesquisa em História das Coleções e dos Museus (UFMG).
José da Silva Horta
Centro de História da Universidade de Lisboa
Professor Associado do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) na área de História de África, a que dedica a sua investigação, é Director da Licenciatura em Estudos Africanos da FLUL. É também coordenador da Especialidade de História de África do Mestrado e do Doutoramento em História. Integra o corpo docente do PIUDHIST e lecciona no Mestrado em Estudos Africanos do ISCTE-IUL. Investigador e Subdirector do Centro de História da Universidade Lisboa. No presente ano lectivo é Professor Visitante da EHESS.
Frederick John Lamp
YaleUniversity Art Gallery
Frederick John Lamp, museum curator. National Museum Act degree fellow, 1977- 1979; research grantee National Endowment Arts, 1976 -1985, Social Science Research Council, 1979-1981, 88, Smithsonian Institution, 1985, Fulbright, 1991- 1992, National Gallery Art, 1995-1996. Member College Art Association, African Studies Association (Arts council).
Alexandre Cruz Leão
iLAB-EBA- Universidade Federal de Minas Gerais
Prof. de Fotografia do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG. Doutor e Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG. Atua profissionalmente com fotografia, digitalização, implementação de gerenciamento de cores para imagens digitais, documentação científica por imagem de bens culturais e atividades afins. Atualmente é coordenador do iLAB – Laboratório de Documentação Científica por Imagem e do Estúdio de Fotografia da Escola de Belas Artes – UFMG. Membro do ICOM - International Councilof Museums; IS&T – Society for Imaging Science and Technology.
Alexandre Oliveira Costa
iLAB-EBA- Universidade Federal de Minas Gerais
Graduando no Curso de Conservação e Restauração em Bens Culturais Móveis na Escola de Belas Artes/UFMG. Bolsista em Iniciação Científica no Setor de Arqueologia do Museu de História Natural e Jardim Botânico/UFMG – LAPA – Laboratório de Arqueometria e Preservação em Arqueologia. Joalheiro autoral e ourives; prestador de serviços fotográficos-imagens para uso didático, para Kroton Educacional S/A
Danielle Luce Cardoso
iLAB-EBA- Universidade Federal de Minas Gerais
Bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, formada pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, trabalha como colaboradora do Laboratório de Documentação Científica por Imagem (iLAB), da Escola de Belas Artes/UFMG
Eduardo Augusto da Silva Leite
LACICOR-EBA- Universidade Federal de Minas Gerais
Formado em Artes Visuais (UFMG) e Técnico Informática Gerencial (COTEMIG) Atua como desenvolvedor de Sistemas Web, Artista Gráfico e Editor de Listas de Dados
Jorge Lúzio
UNIFAI, Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Foi docente em História Moderna no Departamento de História e Relações Internacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ e no Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP, com pós-graduação em Arte e Cultura Barroca na Universidade Federal de Ouro Preto. Atua no Laboratório de Interlocuções com a Ásia / LIA-FFLCH USP, CNPq e no Grupo de Pesquisa Outros Orientes / UNIFESP-UFRJ, CNPq. Email: <jorgeluzio@hotmail.com>.
Felipe Silveira de Oliveira Malacco
FAFICH- Universidade Federal de Minas Gerais
Felipe Malacco atualmente é mestre e doutorando na linha História Social da Cultura pela UFMG, cuja pesquisa é relacionada ao contexto em que ocorria o comércio atlântico na região da Senegâmbia, sob a orientação da professora Vanicléia Silva Santos.
Eduardo França Paiva
FAFICH- Universidade Federal de Minas Gerais
Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais, Doutor em História pela Universidade de São Paulo, professor e pesquisador visitante em universidades da Bélgica, do Chile e da Espanha, pesquisador associado à Universidade de Lisboa e autor de vários livros, capítulos de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. É pesquisador do projeto Marfins Africanos no Mundo Atlântico: uma reavaliação dos marfins luso-africanos (FCT-Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal).
Vanicléia Silva Santos
FAFICH- Universidade Federal de Minas Gerais
Coordenadora do Centro de Estudos Africanos (CEA/UFMG). Dirige o projeto “A produção, circulação e utilização de marfins africanos no espaço atlântico entre os séculos XVe XIX” e integra o projeto “African Ivories Atlantic World: a reassessment of Luso-African ivories”
Mariza de Carvalho Soares
Professora do Programa de Pós-graduação em História/UFF
Pesquisadora do Laboratório de História Oral e Imagem/UFF Pesquisadora colaboradora do Museu Nacional-Antropologia/UFRJ
Thais G. Venuto
Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável – UFMG
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, pela Escola de Arquitetura e Design da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Conservação - Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Conservação - Restauração de Bens Culturais Móveis, atuando principalmente na gestão de acervos museológicos, pesquisa em conservação e restauro de obras de arte colonial, principalmente, nos seguintes temas: cultura, arte, conservação, preservação e fé.